quinta-feira, 13 de junho de 2013

O Nascer de novo segundo Jesus e a Caridade segundo Paulo


Descrição: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQKkInmjnJJOlj3l-13RCDl5O-VDtHwSqvmgCC3dg9FJmQYhGUePQ
Um dia desses passados, uma colega de trabalho estava comentando com outro colega, sobre a caridade… Falava ela que essa coisa de caridade é balela, nada representa diante da salvação, ou ida para o céu (?). Deus quer que sejam os felizes aqui na terra mesmo, obedecendo claro, a sua lei. Mas essa coisa de ajudar o outro não leva a nada...
Segundo ela, nós teríamos que nascer de novo para obter a salvação, citando o encontro de Jesus com Nicodemos, enfim…
Nicodemos era considerado um doutor da lei mosaica, e todos nós sabemos como era a lei recebida por Moisés com intuito de “intimidar” o povo da época. Parece que a amiga faz uma intepretação  sui generis, sem uma exegese capaz de elucidar uma passagem tão óbvia do Evangelho.
— Sobre essa passagem do ‘nascer de novo’, Nicodemos questiona ‘infantilmente’ com Jesus: - Como pode um homem nascer sendo velho? Pode porventura entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e nascer?   
— E Jesus responde: - Em verdade, em verdade te digo, que se alguém não nascer de água e de espírito não pode entrar no Reino de Deus; o que nasceu da carne é carne, o que nasceu do espírito é espírito. Não te maravilhes de eu te dizer: é-vos necessário nascer de novo (do alto): o espírito age onde quer, e ouves sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai; assim é todo aquele que nasceu do espírito. (Evangelho de Jesus-Cristo Segundo João, 3:1-15).
… A colega talvez não tenha compreendido o nascer de novo, não tão infantil como Nicodemos, mas o nascer da aceitação e do arrependimento… — Ora, Jesus foi tão enfático nesta passagem que foi “obrigado” a explicar de modo didático e metódico para que não houvesse nenhuma dúvida: - Em verdade, em verdade te digo, que se alguém não nascer de água e de espírito não pode entrar no Reino de Deus; o que nasceu da carne é carne, o que nasceu do espírito é espírito. Não te maravilhes de eu te dizer: é-vos necessário nascer de novo (do alto): o espírito age onde quer, e ouves sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai; assim é todo aquele que nasceu do espírito.
E Nicodemos ainda não havia compreendido: - Como pode ser isto? . Respondeu-lhe Jesus: - Se vos falei de coisas terrenas e não me credes, como crereis se vos falar de coisas celestiais?
PORTANTO, PARA NÃO SERMOS INFANTIL COMO NICODEMOS,  O NASCER DE NOVO PRA JESUS É O MESMO QUE REENCARNAR.

— Falando ainda sobre o que a colega comentava com o outro colega, principalmente sobre a caridade, veja o que o maior divulgador do Evangelho de Jesus, Paulo de Tarso disse em sua carta aos Coríntios, um verdadeiro hino da caridade, que é em algumas intepretações o mesmo que Amor:
1. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.
2. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada.
3. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!
4. A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante.
5. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.
6. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.
7. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8. A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará.
9. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita.
10. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá.
11. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.
12.Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.
13.Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade.
I Coríntios, 13 - Bíblia Ave Maria 




Nenhum comentário:

Postar um comentário