segunda-feira, 16 de julho de 2012

Carta aberta aos aracatienses...




Aracati como cidade polo do Litoral Leste, tem uma população aproximadamente de 70.000 habitantes, um comércio invejável, estar entre as oito cidades do estado que mais arrecada, recebe benefícios da União, do Estado, e, possui um patrimônio natural capaz de causar inveja a qualquer outro município brasileiro. Tem um polo turístico que bem administrado, pode torná-lo como um dos principais do nordeste. Possui uma população flutuante em torno de umas 3.000 pessoas vindas de vários municípios vizinhos, inclusive dos Estados do Rio Grande do Norte, e da Paraíba.
A pergunta que não quer calar é: por que esta cidade até hoje não se desenvolveu a ponto de ser destaque entre as principais do Estado nos quesitos: indústria, emprego e renda?
Será que “enfincaram um corno de cabeça pra baixo na prefeitura” como falam algumas pessoas gozando da situação? Será que é pela burrice do nosso eleitor? Ou será que é simplesmente pela falta de politização da população em geral?
Será que nós com toda riqueza que temos vamos continuar sendo um entreposto comercial entre as cidades de Mossoró, Russas e Fortaleza?
É inadmissível que uma cidade do porte de Aracati continue sendo administrada como vem sendo desde a época imperial...
“Os súditos obedecem ao rei em troca de migalhas... As normas ditas devem ser cumpridas, portanto, tenham cuidado com os soldados do rei, pois os mesmos estão a averiguarem as suas atitudes contrárias aos interesses da coroa (...)”.
Que época romântica e ao mesmo tempo assustadora, mas que continua, ainda, como hábito dos nossos irmãos aracatienses...
Superficialmente olhando o nosso quadro político-eleitoral, nós temos uma eleição momentaneamente polarizada entre duas chapas: Ivan e Valdir, versus Ricardo e Regina. A gente pode observar duas candidaturas distintas:

Ivan Silvério. Profissional liberal da área da contabilidade, natural de Aracati, jovem, líder do movimento esportivo, com boas intenções para a cidade, popular, querido por muitos e sem nenhuma rejeição, pois se trata de uma pessoa idônea como homem público. Foi secretário de esporte no atual governo municipal, o qual deixou por não concordar com certas atitudes governamentais.

Valdir Menezes. Profissional liberal da área médica, natural de Aracati, jovem, popular, conhecido como um dos melhores médicos do Ceará em suas especialidades, administrador de um grande hospital o César Cals em Fortaleza, bem sucedido financeiramente, uma pessoa idônea, e, com boas intenções para a cidade.

Ricardo Sales. Sinceramente, eu não posso falar muito desse cidadão, pois não conheço a sua biografia, o pouco que eu sei é através de informações de terceiros, e isso não fica bem eu falar do que não sei, só sei que ele é um pequeno empresário no ramo do comércio e Vereador. Consta-me também que o mesmo foi aliado do prefeito atual o Sr. Expedito Ferreira na Câmara Municipal.

Regina Cardoso. Natural de Tabuleiro do Norte, não sei a sua formação educacional, parece-me que não concluiu nenhum curso superior, se concluiu me perdoe, mas não tenho informação de qual seria o seu curso. Foi secretária de ação social de Aracati, (na época em que seu falecido esposo Dr. José Hamilton era prefeito desse município), e, parece-me que trabalhou na Prefeitura de Icapuí, mas não sei a sua ocupação na referida cidade.

Portanto, meus queridos amigos aracatienses, pensem em quem pode melhor fazer por nossa cidade... Quais desses nomes, onde as biografias estão expostas têm a capacidade de contribuir para a retomada do progresso do nosso município.  Não tome nenhuma decisão precipitada, pense, reflita e escolha o melhor para a cidade e não para você particularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário