quarta-feira, 11 de julho de 2012

DEUS JULGA PELAS OBRAS



Por Sergio Ribeiro

MATEUS: capítulo 7º, versículo 21. Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus; aquele, porém, que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse entrará no reino dos céus. — 22. Muitos me dirão nesse dia: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome, não expulsamos em teu nome os demônios e não fizemos em teu nome muitos prodígios? — 23. Eu então lhes direi: Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. — 24. Aquele que escuta as minhas palavras e as pratica é comparável ao homem ajuizado que construiu sua casa sobre a rocha. — 25. Veio à chuva, transbordaram os rios, os ventos sopraram e se arremessaram sobre essa casa e ela não caiu por estar edificada sobre a rocha. — 26. Aquele, porém, que ouve as minhas palavras e não as pratica se assemelha ao insensato que construiu sua casa na areia. — 27. Veio a chuva, os rios transbordaram, sopraram os ventos, precipitaram-se sobre essa casa e ela desabou e grande foi a sua ruína. — 28. Ora, terminando Jesus esses discursos, a multidão se admirava da sua doutrina, 29, porque Ele a instruía como tendo autoridade e não como os escribas e os fariseus.
O julgamento de cada criatura se baseia no de suas obras. Ë este um princípio intuitivo, uma verdade axiomática, a que só não se curvam os que ensinam e apregoam ser a Humanidade inteira responsável pela falta do primeiro homem, ao qual chamam Adão.
Nem todos os que dizem: Senhor! Senhor! Serão ouvidos. Quer dizer: não entrarão no reino de Deus aqueles cujas palavras não corresponderem aos seus atos. As palavras desses se perderão no espaço, sem chegarem ao Senhor.
Sempre e sempre devemos praticar o que ensinamos, apreciamos e encomiamos.
Porque, não basta nos extasiemos ante a lei de Jesus e digamos: é perfeita! Se nos não esforçarmos pelo nosso aperfeiçoamento, obedecendo-lhe, vã se tornará a nossa admiração.
Inútil será que nos proclamemos cristãos, desde que procedamos em oposição ao que nos ensinou e prescreveu o Cristo; que nos declaremos espíritas, se continuarmos quais éramos antes de conhecermos o Espiritismo; que nos afirmemos médiuns e usemos das faculdades mediúnicas que possuamos, se não pusermos em prática os ensinamentos que temos recebido, se não nos utilizarmos dessas faculdades com a consciência do nosso dever cristão, com o propósito de servir à causa da Verdade, que é a causa de Deus, e de concorrer para a melhora de nossos irmãos, dando-lhes testemunho dos sérios e constantes esforços que empregamos por progredir.
Compromete-se, praticando um abuso, o médium que não pratica a humildade e o desinteresse, que não usa das suas faculdades mediúnicas com o fim exclusivo de fazer, mediante o exercício contínuo da caridade, uma propaganda séria, útil e eficaz da lei de Jesus, corroborada pela sublime Doutrina dos Espíritos, seus mensageiros.
Para os espíritas, a prática da doutrina que professam é tudo, porquanto muito lhes será pedido, visto que muito lhes é dado. Cumpre, pois, nos preparemos, todos os que nos dizemos tais, para prestar contas exatas do que se nos confiou.
Pouco depois de haver escrito o que acabamos de resumir, a Sra. Collignon, médium pelo qual foram transmitidas ao Sr. J. B. Roustaing as revelações que se encontram na obra que ele publicou sob o título de “Revelação da Revelação”, passou a escrever, debaixo de nova influência mediúnica e com letra diferente, o seguinte:
“Não basta se diga que certa moral é sublime; cumpre pô-la em prática. Não basta ser-se cristão e mesmo cristão-espírita, se se não pratica a moral por mim ensinada.
Assim, pois, que os que queiram entrar no reino de meu Pai sejam seus filhos pelo coração e não de lábios somente, obedeçam com submissão, zelo e confiança às instruções que receberam e recebem hoje dos Espíritos, enviados de acordo com as minhas promessas, para ensinar progressivamente aos homens todas as coisas, para os conduzir à verdade e lembrar-lhes o que eu lhes disse.
 “Digam: Senhor, Senhor! mas digam-no do fundo de seus corações, correspondam seus atos às suas palavras e o reino dos céus lhes pertencerá.
Por aquele cuja mão protetora sustenta os humildes e os fracos e humilha os orgulhosos e os poderosos. — ISABEL.
Em seguida, também de modo espontâneo, o médium escreveu, sob a influência anterior e com letra igual à com que fora traçado o ensino que acabava de ser recebido, esta última comunicação:
“Bendizei do Senhor a graça que vos fez e pedi-lhe de coração o apoio daquele que se vos manifestou hoje, por intermédio do seu enviado. Perseverai no caminho que trilhais, tende confiança e fé, mas séria, e o Senhor estenderá suas mãos sobre vós, para afastar os obstáculos que vos possam deter”. — JOÃO, MATEUS, LUCAS.

Luiz Sayão
Elucidações Evangélicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário